Educação PUBLICADO EM: 28/09/2023

Comunidade escolar participa de reformulação do PPP das escolas municipais

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico (PPP).

O PPP é um documento base que revela a identidade da escola – ele indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, estudantes e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros da equipe gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Baseada nesta definição, a Secretaria de Educação está orientando as escolas no processo de reelaboração dos PPP’s da rede municipal ao longo do segundo semestre deste ano.

O processo democrático de reformulação desses documentos teve início no mês de julho reunindo professores e servidores das escolas. A etapa de escuta e participação dos pais ocorreu nos últimos dias, encerrando hoje (27/09), com o encontro da comunidade escolar da EMEF Princesa Isabel, da Serra dos Gregórios.

Os próximos passos para concluir a reelaboração dos documentos contarão com a participação das crianças/estudantes. A previsão para a finalização está prevista para o mês de novembro.