Turismo, Cultura, Esporte e Lazer PUBLICADO EM: 09/09/2019

Centelha da Chama Crioula chega ao Município

Cavaleiros de Pinhal da Serra foram recebidos na manhã desta segunda-feira (09/09), no município de Esmeralda pelo Vice Prefeito Odilon Mendes Pacheco, para receber a Centelha da Chama Crioula.

O percurso durou 4 horas até o Parque Municipal de Eventos João Ferreira dos Santos, onde foi acolhida pelo os homenageados municipais pelo Troféu Raízes Farrapo Celso Cardoso Muniz (2018), Altamiro Guaranha dos Santos (2019), e demais autoridades municipais.

No Rio Grande do Sul, a corrida do fogo simbólico foi resultado da apropriação e representação de elementos históricos e culturais adquiridos durante os jogos de Berlim na Alemanha, pois lá estavam os gaúchos Túlio de Rose, Ernesto Capelli, João Carlos Daudt e Humberto Sachs, observando a cerimônia e a participação do povo em torno do fogo simbólico. Túlio de Rose ficou impressionado com a força que a tocha proporcionava à população.

Em 1947, por meio do Grupo dos Oito, o Rio Grande do Sul ampliou o significado do fogo simbólico e eternizou o feito de Túlio de Rose transformando a tocha em candeeiro e o fogo simbólico em Chama Crioula.

A Centelha da Chama Crioula ficará exposta em frente a Prefeitura até o final dos Festejos Farroupilha que acontecerão de 16 a 22 de setembro.