NOTÍCIAS

Saúde PUBLICADO EM: 03/04/2020

Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Pinhal da Serra

Neste ano, o início da campanha mudou de abril para março, para proteger, de forma antecipada, os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a isso, foram repassadas pelo Ministério da Saúde uma quantidade menor de doses da vacina para todos os estados, e aos poucos as remessas estão sendo enviadas aos municípios.

Até o momento, em Pinhal da Serra os lotes chegaram semanalmente e as vacinas foram aplicadas na Praça Central Antônio Giordano da Costa, no salão comunitário São José, e na Serra dos Gregórios, e quem optou foi vacinado no veículo. A organização inicial da Secretaria da Saúde seria aplicar a vacina todos os dias no período da tarde, mas devido a baixa quantidade de doses recebidas, conseguiu realizar a vacinação apenas um único dia em cada semana desde o início da campanha.

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa no dia 16 de abril. As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase conforme determinação do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Fases da Campanha

1ª fase (a partir de 23 de março)

– Idosos com 60 anos ou mais

– Trabalhadores da saúde

2ª fase (a partir de 16 abril)

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Doentes crônicos

– Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

3ª fase (de 09 a 22 de maio)

– Professores

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

– Grávidas

– Mães no pós-parto

– População indígena

– Pessoas acima de 55 anos

– Pessoas com deficiência

COMPARTILHAR: