Saúde PUBLICADO EM: 25/11/2021

Avaliação nutricional dos estudantes acende um sinal de alerta

Durante os meses de outubro e novembro, a nutricionista Natália Engroff do Canto e estagiárias do curso de nutrição, realizaram avaliação antropométrica dos estudantes de 4 a 11 anos das turmas das escolas Tia Braia, Tadeu Silveira e Princesa Isabel, esta é uma das atividades promovidas pela Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, dentro do Programa de Saúde na Escola (PSE).

Na avaliação, foram aferidos o peso e estatura de cada criança para o cálculo do índice de massa corporal (IMC). Após a coleta de dados, os estudantes foram classificados nas curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS classifica o estado nutricional de pessoas abaixo dos 19 anos de idade, como: magreza acentuada, magreza, eutrofia, sobrepeso, obesidade, obesidade grave. Eutrofia é considerado o estado nutricional adequado.

Os resultados mostram que 1,34% dos avaliados da rede municipal de ensino estão com desnutrição (magreza), 69,12% estão com eutrofia e 29,53% estão acima do peso (sobrepeso + obesidade).

Este ano o Ministério da Saúde lançou a campanha contra a obesidade infantil, visto que o número de crianças acima do peso cresce a cada ano no cenário mundial. “Os dados municipais merecem atenção, o que reforça ainda mais os cuidados e incentivos das crianças e responsáveis a adotarem uma alimentação saudável e praticarem exercícios físicos, medidas estas que são essenciais para a prevenção contra a obesidade. É importante ressaltar que esta é somente uma das ferramentas disponíveis para a avaliação, porém, peço que os pais fiquem atentos com esse resultado e busquem atendimento na Unidade de Saúde se necessário”, explicou Natália.

Cada avaliado recebeu sua curva de crescimento, com seus dados e texto explicativo, para que os responsáveis possam acompanhar a saúde nutricional deles.

Para mais informações entre em contato com a Unidade Básica de Saúde.

Por: Cléver do Prado - Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).