Agricutura e Meio Ambiente PUBLICADO EM: 13/03/2021

Armazenar alimentos para os animais sempre é um bom negócio

O produtor rural convive com um negócio que depende de inúmeros fatores, e o principal deles é o clima. Todos os anos, temos visto muitas variações, desde estiagens brandas até algumas mais severas, excesso de chuva em outros períodos, geadas precoces ou tardias, e o produtor que lida com produção animal precisa estar preparado para enfrentar estes desafios.

Um fator muito importante é o produtor fazer um bom planejamento alimentar para o seu rebanho, seja ele de corte ou leite. De um modo geral isso passa pela implantação de pastagens dimensionadas de acordo com o numero de animais que se pretende alimentar, mas mesmo com este planejamento sempre ocorrem períodos que fogem do nosso controle, por isso é vital para o produtor ter sucesso na atividade agropecuária que se tenha alguma fonte de alimento conservado estocado na propriedade para suprir eventuais necessidades do rebanho.

Com o aumento significativo nos preços dos grãos em geral, torna-se ainda mais importante a eficiência do produtor ao armazenar forragens ou grãos, visto que normalmente costumam ocorrer perdas neste processo. Evitar perdas é economizar dinheiro na hora de alimentar o rebanho. Muitos fatores causadores de perdas são conhecidos dos produtores, mas nem sempre são levados em conta, e por isso a Emater orienta aos agricultores para que tenham cuidados principalmente com roedores, que acabam comendo parte do seu lucro, e ainda abrem portas de entrada para fungos, bactérias e outros animais que causam inúmeras perdas nos produtos armazenados.

“A produção de silagem é uma atividade difundida e já bem conhecida dos produtores, mas cabe lembrar que é de grande importância planejar a implantação da lavoura, sempre escolhendo um bom híbrido de milho, atentar para uma adequada correção e adubação do solo além de todos os cuidados desde o plantio e os tratos culturais para o bom desenvolvimento da lavoura, visando garantir boa produtividade,” destaca o extensionista da Emater Pinhal da Serra - Roniel da Silva Motta.

O produtor Mateus Subtil de Pinhal da Serra adquiriu com recursos do Pronaf Mais Alimentos uma embaladora de silagem, e tem se dedicado ao processo de produção de silagem ensacada, tornando isso uma atividade geradora de renda para a propriedade. A silagem é armazenada em um local a sombra para concluir o processo de fermentação que dura pelo menos 21 dias, após este período está pronta para o consumo dos animais. O produtor ressalta que tem produzido para consumo na propriedade e parte é comercializada a um preço de 20,00 o pacote com aproximadamente 30 kg para pecuaristas da região.

No município de Pinhal da Serra são cultivados anualmente mais de 100 hectares de milho para silagem, sendo que o corte o milho é todo feito pela secretaria municipal da agricultura do município, que dispõe de uma boa estrutura de máquinas e pessoal treinado para realizar este serviço.

Fonte: Escritório Municipal da Emater de Pinhal da Serra.