NOTÍCIAS

Educação PUBLICADO EM: 10/04/2024

Aprendizado prático na disciplina de Agricultura

Nas últimas semanas, os estudantes dos Anos Finais da EMEB Professor Tadeu Silveira, tem se envolvido em uma série de atividades práticas focadas no plantio e cultivo de diversas culturas vegetais. De repolho a cebolinha, passando por alface, cenoura, rúcula, rabanete, beterraba e salsinha, os alunos têm mergulhado em um universo de conhecimento que abrange desde as técnicas de plantio até os cuidados pós-colheita.

O objetivo principal dessas atividades práticas tem sido proporcionar ensinamentos dos processos envolvidos na agricultura. Ao invés de apenas aprenderem teoricamente sobre as culturas, os alunos têm tido a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, experimentando diretamente os desafios e as recompensas do trabalho agrícola.

Além do plantio e cultivo, os alunos também estão envolvidos em atividades relacionadas à manutenção da horta, incluindo a preparação de substratos, a aplicação de fertilizantes orgânicos e o controle de pragas e doenças de forma ecologicamente consciente.

Ao trabalharem diretamente com as culturas, os alunos desenvolvem um apreço mais profundo pela agricultura, bem como pelas habilidades práticas necessárias para cultivar alimentos de forma sustentável.

Os estudantes também organizam e operam uma feira de produtos orgânicos que acontece na praça central. Em 2023 foram mais de 10 edições, e a primeira de 2024 está prevista para iniciar agora em abril. Essa experiência não só reforça o aprendizado em agricultura, mas também desenvolve habilidades empreendedoras e de gestão, incluindo lidar com clientes e transações financeiras, pois além dos alimentos também são comercializadas sacolas retornáveis de um outro projeto desenvolvido pela escola. Essa participação na feira complementa o aprendizado prático na disciplina de Agricultura e prepara-os para futuras oportunidades no setor agrícola e empreendedorismo.

COMPARTILHAR: