Educação PUBLICADO EM: 11/09/2019

Alunos conhecem um pouco mais sobre a origem da Semana Farroupilha

Na tarde de segunda-feira (09/09), a Escola Professor Tadeu Silveira recebeu o professor e escritor Ajadil Costa com a palestra “A Origem da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul”, tendo como público os alunos dos Anos Finais da escola.

O escritor explanou sobre a trajetória e transformações da cultura gaúcha no estado e outros lugares, e seus principais representantes, explicando sobre a trajetória e vida dos músicos que foram e são símbolos para a cultura gaúcha até os dias atuais.

O Secretário Municipal de Educação Ademar Rodrigues Lopes destacou o apoio cultural que a escola recebeu: “Agradecemos ao SICREDI pela parceria e pela preocupação em realizar essas atividades, proporcionando um momento de reflexão de usos e costumes da nossa cultura. Esperamos sempre contar com essa parceria”, comentou.

Impressão dos alunos sobre a palestra do professor e escritor Ajadil Costa:

Julimar do 6º ano: “Eu achei interessante, porque ele mostrou bastante vídeos, e explicou sobre a Semana Farroupilha, falou principalmente dos artistas que fundaram a cultura gaúcha. Por exemplo, o Paixão Cortes ajudou a fundar o MTG”.

Laura do 6º ano: “Eu gostei bastante, principalmente do livro que ele escreveu sobre a vida do José Mendes que é um músico que representa a nossa região. Os vídeos que ele passou eram bem interessantes, pois foram gravados antigamente e nós podemos ver como era as coisas daquela época”.

Brenda do 7º ano: “Eu achei legal, por que muitas curiosidades que ele falou sobre a semana farroupilha eu não sabia, e gostei de saber, que o músico José Mendes aqui nossa região faz parte desse processo de formação da nossa cultura”.

João do 8º ano: “Eu achei interessante, pois ele explicou sobre a formação da nossa cultura, mostrou vídeos de antigamente de como eram gravadas as músicas, pudemos ver como as pessoas se vestiam antigamente e como eram as festas.”

Falar sobre cultura é sempre importante, pois é a identidade da origem de um povo, é através do espaço escolar que se resgata os valores culturais contribuindo para a formação cidadã dos educandos.