NOTÍCIAS

Agricutura e Meio Ambiente PUBLICADO EM: 11/07/2017

Alerta sobre a Síndrome do Bezerro Deprimido

Alguns criadores do município já presenciaram situações de terneiros que parecem normais quando nascem, mas em alguns casos falta a vontade de procurar a teta da vaca e até mesmo de mamar. Esta é a Síndrome do Bezerro Deprimido. 
Os terneiros parecem perder a sensibilidade para encontrar a teta e com o tempo perdem o reflexo de sugar, necessitando do auxílio de uma mamadeira para iniciarem a alimentação. Aqueles que não mamam o colostro apresentam complicações. Ao mesmo tempo, a vaca pode perder o interesse e abandoná-lo. A causa desta síndrome pode ser infecção antes do parto, dieta inadequada da vaca durante a prenhez, parto prolongado ou lesões durante o parto. 
Para a prevenção desta doença, deve-se iniciar com dieta adequada da vaca e com as vacinas preventivas para doenças. Próximo ao parto, deve se observar e solicitar assistência veterinária se necessário. 
O tratamento para o terneiro é baseado em fornecimento de colostro e ambiente aquecido, além de outros cuidados a serem recomendados pelo veterinário. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente dispõe de Médico Veterinário para orientações e assistência a respeito da Síndrome do Bezerro Deprimido.

Foto: Divulgação

COMPARTILHAR: