Educação PUBLICADO EM: 18/04/2023

Ações preventivas na segurança das escolas pinhalenses

A Prefeitura de Pinhal da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação, Brigada Militar, Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal do Direito das Crianças e dos Adolescentes (Comdica) e Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), informa a comunidade pinhalense que estão em constante trabalho nos últimos dias, devido aos boatos e fakenews disseminados recentemente sobre ataques nas escolas.

São falsas informações enviadas por mensagens de texto ou áudio que passam a ser compartilhadas em grupos, listas de transmissão ou nas redes sociais, gerando pânico e provocando o chamado “efeito contágio”. Não colabore disseminando essas informações que, sem querer, alimentam o sentimento de medo e incentivam o surgimento de novos casos.

Para evitar o chamado “efeito contágio”, que estimula novas ocorrências, os órgãos municipais contam com a colaboração da sociedade, no sentido de informar sem causar pânico.

A Brigada Militar vem atuando, de maneira conjunta com os órgãos escolares no monitoramento de possíveis movimentações. Nesta semana, foram realizadas visitas nas escolas pelos policiais do Município para tranquilizar e informar todos os estudantes e professores.

Além disso, estão previstas novas ações nos próximos dias com o objetivo de prevenir e coibir qualquer ato de violência dentro e nas imediações das escolas, visando atuar na sensação de segurança de toda a comunidade escolar e da população, de forma geral.

Em caso de denúncia, entre em contato com a Brigada Militar pelo WhatsApp (54) 98418-7093 ou pelo 190.