Saúde PUBLICADO EM: 08/12/2021

Ações de Saúde Pública nas Escolas do território Municipal

Ao longo do último mês, as escolas municipais e estaduais de Pinhal da Serra receberam a visita de profissionais da Secretaria da Saúde desenvolvendo ações do Programa Saúde na Escola – PSE.

O programa acontece no município anualmente a partir da organização conjunta das Secretarias de Educação e da Saúde, em um cronograma de ações que atende as seis escolas do território municipal: EMEI Tia Braia, EMEF Princesa Isabel, EMEB Professor Tadeu Silveira, EEEF Sebastião Antunes de Almeira, EEEF Paulo VI e EEEM São Paulo de Tarso.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas e se desenvolve por meio de 12 ações:

1. Educação Ambiental – Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
2. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;
3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação (hanseníase);
7. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8. Verificação da situação vacinal;
9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

Para a diretora de atenção primária Tailane Costa, “o PSE é uma excelente forma de aproximação da saúde com a escola, onde os nossos profissionais conseguem identificar as fragilidades e atuar junto à rede de ensino”, ressaltou.

A elaboração do cronograma e a distribuição das ações na escola considera a faixa etária das crianças/estudantes e as demandas da realidade local de cada escola, com o objetivo de que a cada ano os estudantes participem de ações diferentes daquelas realizadas no ano anterior.

Por: Cléver do Prado – Assessor de Imprensa (MTE 6461/SC).