Desenvolvimento Social e Habitação PUBLICADO EM: 26/10/2022

22 alunas do curso de Cuidador de Idosos se formaram em Pinhal da Serra

O último final de semana houve muita comemoração no Município, em razão da formação de pinhalenses que realizaram o curso de Cuidador de Idosos. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou a presença de autoridades municipais, representantes do Instituto Humaniza, da ENERCAN e convidados das formandas.

O curso de Cuidador de Idosos realizado em Pinhal da Serra teve como objetivo capacitar alunos ao cuidado e manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas respeitando os aspectos: alimentar, físico, mental, social e legal, além de capacitar o cuidador para o relacionamento com o idoso, familiares, e equipe multidisciplinar.

Foram 160 horas de aulas e cada semana um profissional diferente dividiu seu conhecimento visando capacitar as alunas para cuidar dos idosos de forma competente. Para muitas, o treinamento foi um divisor de águas, pois ofereceu qualificação que as destaca no mercado de trabalho. Nas aulas houve muitas troca de conhecimentos e vivências enriquecedoras.

Com patrocínio da Enercan Campos Novos Energia S.A., produção do Instituto Humaniza, e realização da Prefeitura de Pinhal da Serra e do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, o curso foi idealizado para oportunizar um aprendizado para mulheres que buscam qualificação profissional. Algumas mulheres não tiveram a oportunidade de concluir os estudos, mas através do curso Cuidador de Idosos elas podem ter uma atividade que permitirá alcançar muitos sonhos.

Magna Regina Barp, presidente do Instituto Humaniza reforçou a importância de realização desta qualificação prestada gratuitamente as alunas de Pinhal da Serra. “Esta foi uma oportunidade de grande conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Esperamos que as alunas possam aproveitar, pois este curso trouxe muito conhecimento para a profissão e para a vida”.

Para Lurdes Martins, secretária municipal de desenvolvimento social e habitação, o curso foi de grande valia, pois vai proporcionar um cuidado com dignidade para os idosos, porque as pessoas estarão realmente aptas e capacitadas para executar o trabalho. “O curso foi além do esperado, porque ele formou, capacitou e despertou sonhos no sentido das participantes descobrirem que são capazes, de estudar, de ter uma formação e consequentemente uma vida melhor. A administração municipal visa investir na qualificação dos moradores, pois é algo que terá retorno para o próprio município. Agradeço ao Instituto Humaniza, pelo empenho e dedicação do curso, também a ENERCAN por confiar e acreditar no sonho dessas pessoas, às formandas por aceitarem o convite e parabéns por conseguirem vencer mais esse desafio em suas vidas. Obrigada a todos”.